Joseph-Maurice Weder

“Um músico maravilhoso com uma técnica incrivelmente brilhante” –

Violoncelista mundialmente famoso Gautier Capuçon

 

Desde o início de sua carreira internacional, ao ganhar o prestigioso Prêmio do Embaixador Suíço em Londres e fazer sua estreia em recital no Wigmore Hall de Londres em 2013, o pianista suíço Joseph-Maurice Weder continuou a capturar a atenção de críticos e audiências.

 

Nas últimas temporadas, ele se apresentou em algumas das salas de concertos mais prestigiadas do mundo, incluindo Carnegie Hall em Nova York, Berliner Philharmonie, Musikverein Vienna, Laeiszhalle Hamburg, Wigmore Hall em Londres, Tonhalle Zurich e Wiener Konzerthaus. Além disso, ele fez várias turnês na América do Sul (Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Equador, Uruguai), na Europa (Inglaterra, Alemanha, Escócia, Itália, Espanha, País de Gales, Noruega, Suíça, Malta) e na Ásia (Tailândia, Filipinas, Cingapura).

 

Procurado como solista, ele se apresentou com a Orquestra de Câmara Filarmônica do Cazaquistão, Sinfonieorchester Basel, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Orquestra de Câmara Nacional da Armênia, Südwestdeutsche Philharmonie, Orquestra Sinfônica Estadual do Cazaquistão, Orquestra de Câmara da Cidade de Bratislava, Swiss Orchestra, Orquestra Filarmônica de Dnipropetrovsk e Orquestra de Câmara da Filarmônica Bávara.

 

Aficionado pela música de câmara, Joseph-Maurice Weder se apresentou com Gautier Capuçon, Nelson Goerner (a quatro mãos), Kian Soltani, Marc Bouchkov e membros proeminentes da Orquestra Filarmônica de Berlim, Orquestra Real do Concertgebouw de Amsterdã, Orquestra Filarmônica de Munique, Staatskapelle Berlin, Orquestra Filarmônica de Roterdã, Orquestra Sinfônica Nacional Dinamarquesa e a Orquestra Tonhalle de Zurique.

 

Sua discografia inclui uma aclamada gravação dos dois concertos de Chopin em versão de câmara com a Berliner Camerata para o selo alemão Oehmsclassics. Em 2007, lançou uma gravação ao vivo do 3º concerto para piano de Beethoven com a Orquestra de Câmara da Cidade de Bratislava. “O Recital de Londres”, gravado ao vivo no Wigmore Hall, está disponível online em todo o mundo desde o outono de 2016 e inclui sonatas de Schubert e Brahms. Sua gravação mais recente, dedicada a Liszt (a Sonata em si menor) e Schumann (Cenas Infantis), foi lançada pelo selo alemão MDG.

 

Joseph-Maurice Weder ingressou na Musikhochschule Basel aos 12 anos, sob a orientação do Prof. Adrian Oetiker. De 2011 a 2015, estudou com o Prof. Filippo Gamba. Ele participou de master classes com Piotr Anderszewski, Dmitri Alexeev, Prof. Homero Francesch, Prof. Gérard Wyss e Louis Lortie.

 

Além de sua atividade concertística, sua grande paixão é o ensino. Em 2017, foi nomeado para o corpo docente de piano no College em Aarau (Suíça). Além disso, foi convidado como Professor Convidado para ministrar masterclasses no Royal Welsh College of Music & Drama (País de Gales), Universidad Nacional de Música em Lima (Peru), Komitas State Conservatory em Yerevan (Armênia), Universidad EAFIT em Medellín (Colômbia), Academia de Música em Dnipropetrovsk (Ucrânia), “Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista” de São Paulo (Brasil), na Fundación Musical Simon Bolivar (“EL SISTEMA”) em Caracas (Venezuela), Universidade Nacional de Cingapura (conservatório YST), Universidade Nacional de Música em Bucareste (Romênia), Kazakh National University em Almaty (Cazaquistão) e Universidade das Filipinas.