Francesco Cipolletta

Francesco vive em Torino, Itália, é ganhador dos maiores prêmios internacionais europeus e já tocou nas maiores salas de concertos mundo afora. Um dos pianistas italianos mais queridos no Japão, anualmente toca em média 30 concertos naquele país.
O pianista e professor começou a estudar piano aos 07 anos de idade sob a orientação da grande mestre Maria Golia. Diplomou-se no Conservatório de Torino obtendo a nota máxima e Menção de Honra. Prosseguiu os seus estudos com Naumov e na Escola de Música de Fiesole, com Maria Tipo.

Muito jovem se destaca em concursos nacionais ganhando todos os primeiros prêmios (vinte no total) e sucessivamente os Concursos Internacionais: Busoni em Bolzano, Dino Ciani em Milão, Viotti em Vercelli, Rina Sala Gallo em Monza, Pretoria na África do Sul e o Concurso Europeu em Luxembourg. Esses prestigiosos prêmios lhe permitiram iniciar uma intensa carreira internacional que além de toda a Itália o levou a tocar em Bruxelas, Londres, Mônaco, Viena, Paris, Dusseldorf, Copenaghen, Johannersburg, Durban, Tóquio, Osaka, Hiroshima, Hong Kong, São Paulo, Buenos Aires, Cleveland e tantas outras. Além de ter tocado no Teatro Alla Scala di Milano, Auditorium da Rai de Torino e Roma, Sala Verdi de Roma, Salle Gaveau em Paris, os Teatros Goldoni e La Fenice de Veneza, o Theatre Royal di Bruxelles, e o Konzerthaus di Stuttgard e Karlsruhe, Gasteighalle de Monaco, Purcell Room de Londres, Suntory Hall de Tokyo, Izumi Hall de Osaka, Teatro Colon de Buenos Aires, etc. Sempre com grande sucesso de crítica e público.

Tocou como solista da Orquestra do Teatro Allá Scala, RAI de Milão, Orquestra Sinfônica Nacional da RAI de Torino, Orquestra Sinfônica da Lorraine France, Orquestre Sinfônica de Johannesburg, Città del Capo, Pretoria, Durban, Blumfontein, Orquestra Sinfônica do Estado da Virginia, Orquestra Sinfônica de Córdoba, e muito mais. Francesco Cipolleta grava pelo selo Real Sound.

É docente de Piano Principal junto ao Conservatório de Cuneo (Piemonte, Itália).