UTE LEMPER

A carreira de Ute Lemper é vasta e variada. Ela tem uma marca própria no palco, ou em filmes, em concertos e como uma artista única em antológicas gravações de cds. Ela tem sido universalmente elogiada por suas interpretações das músicas do Berlin Cabaret, e também com as obras de Kurt Weill e Berthold Brecht e com o repertório francês  das “Chansons”. É compositora, tendo grandes influencias e colaborações jazzisticas. E também já participou, com imenso sucesso de musicais  seja na Broadway, em Paris, e em  Londres.

Ute nasceu em Munster, Alemanha e completou seus estudos na Academia de Dança de Colónia e na Escola de Drama Max Reinhardt, em Viena.

 

Sua estreia profissional no teatro deu-se após os estudos no Seminário Max Reinhardt apresentando-se nas peças de Fassbinder e Katzelmacher no Stuttgarter Staatstheater. No palco musical, ela estrelou na produção original em Viena de “Cats” no papel de Grizabella e Bombalurina, e também, como Peter Pan em Peter Pan (Berlim) e Sally Bowles em Jerome Savary Cabaret (Paris), pelo qual recebeu o Prêmio Molière de Melhor Atriz em um Musical. Ela interpretou Lola em The Blue Angel (Berlim) e Maurice Béjart criou um balé para ela, La Mort Subite (Paris). Ute também colaborou com Pina Bausch e a sua Tanztheater no Weill Revue. Ute criou a parte de Velma Kelly na produção de Londres de Chicago, no West End, para o qual ela foi agraciada com o Prêmio Laurence Olivier, e também participou da produção na Broadway um ano depois.

 

Ute lemper também passeia pelo universo do tango, tendo criado uma especial apresentação chamada  “Último Tango”, onde apresentava uma viagem através das músicas de Astor Piazzolla e as palavras do poeta Horacio Ferrer. Muito diferente é outra nova criação de Ute, o Projeto Bukowski, uma colagem de canções baseadas na poesia de Charles Bukowski. Esta homenagem ao poeta foi inventada e em grande parte composta pela própria Ute com a colaboração de seu parceiro Todd Turkisher e seu pianista Vana Gierig.

 

Os concertos solos de Ute Lemper, que incluem Kurt Weill / Berthold Brecht, Berlin Cabaret, Dietrich e Piaf, Jacques Brel, Leo Ferre, Kosma, Prévert, Sondheim, Piazzolla e também músicas próprias de Lemper, foram produzidos em locais de prestígio em todo o mundo. Seus concertos sinfônicos incluem The Seven Deadly Sins, Songs from Kurt Weill, Songbook (Michael Nyman) e canções de Weill, Piaf e Dietrich com as Orquestras Sinfônicas de Londres, Israel, Boston, Hollywood, San Francisco, Berlim, Orquestra Sinfônica de Rádio Paris, a Orquestra Illusions (Bruno Fontaine) e a Michael Nyman Band. Ela também apareceu em Folksongs com a Orquestra de Luciano Berio e com a Matriz Ensemble realizando Berlin Cabaret Songs. Ela já se apresentou com as melhores orquestras sinfônicas de todo o mundo de Buenos Aires à Sydney.

 

Suas gravações célebres para a Decca incluem Ute Lemper canta Kurt Weill (Vols. I e II), Three Penny Opera, Os Sete Pecados Mortais, Mahagonny Songspiel, de Prospero Books (Michael Nyman), Músicas (Michael Nyman / Paul Celan), Illusions (Piaf / Dietrich), City of Strangers (Prévert / Sondheim) e Berlin Cabaret Songs (alemão e versões em inglês). Ela foi nomeada da Billboard Magazine Crossover Artist of the Year para 1993-1994. No início de 2000, Decca / Universal Music lançou Punir Kiss, com novas canções compostas para ela por Elvis Costello, Tom Waits, Philip Glass e Nick Cave. Seu seguinte lançamento sobre Decca, But One Day, apresentava novos arranjos de Weill, Brel, Piazzolla, Heymann e Eisler músicas, bem como as primeiras gravações de suas próprias composições, para o qual ela escreveu duas letras e músicas. Ela também gravou Crimes of the Heart, Life is a Cabaret e Ute Lemper Live for CBS Records and Espace Indecent, Nuits Etranges e She Has a Heart para POLYDOR.

 

Ela gravou Blood and Feathers (disponível em CD e DVD), ao vivo no Carlyle, um dos mais prestigiados night club de Nova York. Foi lançado mundialmente em DRG / Koch Records e Edel Records na Europa.

 

Seu álbum, Between Yesterday and Tomorrow, consiste inteiramente de músicas e letras escritas pela Ute e ela desfrutou co-produzir todas as suas canções em conjunto com o seu parceiro Todd Turkisher.

 

No cinema, seus muitos créditos incluem L'Autrichienne (Pierre Granier-Deferre), de Prospero Books (Peter Greenaway), Moscovo Parade (Ivan Dikhovichni), Prêt-à-Porter (Robert Altman), Bogus (Norman Jewison), Combat de fauves (Benoit Lamy), entre outros. Ela já apareceu na televisão em Fúria / Outrage, The Dreyfus Affair (Arte), Tales from the Crypt (HBO), Ute Lemper canta Kurt Weill (Bravo), Illusions (Granada), Músicas (Volker Scholendorff), The Wall (Rogers Waters ) e The Look of Love (Gillian Lynn).

Ute Lemper vive em Nova York com seus quatro filhos, Max, Stella, Julian e Jonas.

 

©2008-2017 mdainternational.com.br - Todos os direitos reservados