Há 14 anos o Projeto Metso Cultural apresenta gratuitamente na cidade de Sorocaba, através do incentivo da Lei Rouanet, os maiores artistas da música popular, instrumental e jazz em atividade no Brasil, permanecendo um projeto revolucionário e fundamental na vida cultural da cidade e região.

Para a 13ª Temporada de Música Instrumental Brasileira de Sorocaba o projeto apresentará 08 shows gratuitos, no Teatro Municipal de Sorocaba, sempre aos sábados (conforme programação). Algumas das maiores cantoras brasileiras fazem parte da programação: Zelia Duncan, Ná Ozzetti, Fabiana Cozza e a jovem e extraordinária Vanessa Moreno. Três violonistas de referência no Brasil e no mundo também se apresentarão: Marco Pereira, Paulo Bellinati e Alessandro Penezzi. Além de dois dos mais celebrados compositores e musicistas brasileiros: João Bosco e Zé Miguel Wisnik. Este ano o Metso Cultural apresenta pela primeira vez um dos jovens instrumentistas mais celebrados na cena brasileira atual: o pianista Hercules Gomes, além dos ganhadores de 2 Grammys: os incomparáveis músicos Fabio Torres, Paulo Paulelli e Edu Ribeiro que formam o Trio Corrente.

Além das apresentações, o projeto propõe 03 atividades pedagógicas gratuitas: um workshop “Ritmos Brasileiros” com o violonista, compositor e arranjador Marco Pereira, no Conservatório Rogério Koury; uma palestra sobre “Os 100 anos da Canção Brasileira” com Zuza Homem de Mello, no auditório da UNESP Sorocaba e uma palestra “Entendendo a Produção Cultural” com a Equipe de produção e desenvolvimento de projetos da Mda International, no centro cultural Base12.

A Temporada tem produção da MdA International e a direção artística de Marco de Almeida. Patrocínio exclusivo da Metso e Apoio da Unimed Sorocaba.

 
 

Música Brasileira

Este projeto foi o primeiro a ser desenvolvido pela empresa Metso e tem como objetivo trazer à Sorocaba os artistas brasileiros que fazem a história da MPB: dos grandes veteranos às novas revelações dos últimos anos.



Alguns dos artistas que participaram do Metso Cultural Música Brasileira entre os anos de 2005 e 2008:


Wagner Tiso, Egberto Gismonti, Ná Ozzetti, Nana Caymmi, Maria Bethânia, Francis Hime, Leila Pinheiro, Leny Andrade, Orquestra Popular de Câmara, Banda Mantiqueira, João Bosco, Marcos Valle, Roberto Menescal, Toquinho, Zélia Duncan, Joyce, Paulo Moura e Yamandu Costa, Fabiana Cozza, Grupo Pau Brasil e muitos outros.

Música Clássica

O primeiro Festival de Música Clássica foi realizado pelo Projeto Metso Cultural em abril de 2006, com 7 apresentações e 6 workshops gratuitos. Daí seguiram os anos de 2007 e 2008 com mais apresentações, workshop e palestras no intuito de desenvolver o público para a Música Clássica na cidade e região de Sorocaba.


Nos três anos de programação clássica, o Festival apresentou os maiores músicos e grupos brasileiros, como: Nelson Freire, Arnaldo Cohen, Orquestra de Câmara Villa-Lobos, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Cláudio Cruz, Gilberto Tinetti, Claudia Riccitelli, Egberto Gismonti, Ópera Carmem, João Carlos Martins, Arthur Moreira Lima e muito mais.

Segunda às Segundas

Metso, pioneira no incentivo e investimento cultural para a comunidade, inovou e patrocina mais um projeto: “Segunda às Segundas”, presenteando a cidade de Sorocaba com mais uma atividade cultural. Desta vez, num dia da semana bastante inusitado: às segundas-feiras. Todas às segundas segundas-feiras à partir de agosto de 2008, no Teatro Municipal de Sorocaba, uma grande atração artística do mundo musical do teatro ou dança, proporcionando mais cultura para a cidade.

 

Para a programação deste projeto foi feita uma seleção de artistas pensando na diversidade das atrações culturais. Na parte musical a escolha deu-se para – junto com o Metso Música Brasileira – completar o quadro dos grandes nomes da Bossa Nova, que neste ano completa 50 anos. A direção artística e coordenação geral é responsabilidade de Marco de Almeida, com a produção da Mda International.

Teatro

O Projeto Metso Cultural realizou em 2006 uma Mostra de Teatro com o intuito de dar acesso aos sorocabanos às peças que estão fora do circuito comercial.


A Mostra teve seqüência no ano de 2007, sempre tendo a presença de grandes atores nacionais. A Mostra foi realizada no Teatro Municipal de Sorocaba. Alguns dos artistas que se apresentaram: Denise Stoklos, Umberto Magnani, Grupo Tapa, Lucinha Lins, Otávio Augusto, Clarisse Abujamra, Cia. Os Satyros, Núcleo Experimental do Teatro Augusta ( SP),  Elisa Lucinda, Cida Moreira, Claudia Mello e tantos outros.

Talentos Sorocabanos

Após todos os segmentos valorizando o artista nacional, o projeto Metso Cultural criou o segmento “Talentos Sorocabanos” para dar oportunidades aos artistas locais de mostrarem os seus trabalhos. Foram mais de 200 artistas locais  em 6 apresentações, mostrando a dança, música clássica, música popular, música instrumental,  artes-plásticas, o hip-hop e o teatro.


As apresentações aconteceram em outubro de 2006 no Teatro Municipal de Sorocaba e em novembro do mesmo ano  no Auditório Getúlio Vargas.

©2008-2017 mdainternational.com.br - Todos os direitos reservados