Schaeffler Música

9ª Temporada de Música Clássica de Sorocaba

 

Oficinas "Como ouvir Música Clássica" 2018

Prof. Dr. Sergio Molina

Idealizadas e ministradas pelo compositor e professor Dr. Sérgio Molina especialmente para a 9ª Temporada de Música Clássica, as Oficinas "Como ouvir Música Clássica” estão em sua sétima temporada, e irão acontecer no Conservatório Musical Rogério Koury.

 

As Oficinas oferecem ao ouvinte apreciador da Música Clássica ferramentas estéticas e históricas para uma escuta mais aprofundada do repertório dos grandes compositores e intérpretes, apontando caminhos para uma audição mais atenta e participativa. Para cada aula uma peça escolhida para exemplo de estudo e escuta. O perfil dos frequentadores das Oficinas "Como ouvir Música Clássica" é bem variado. Temos tanto profissionais liberais, artistas plásticos quanto músicos populares que se interessam por investigar a música de concerto, além de jovens universitários e trabalhadores aposentados. As oficinas são abertas para todos, basta fazer a inscrição pelo telefone: (15) 3211-1360, ou clicando

 

Para 2018 selecionamos 07 obras que serão abordadas durante o ano, de Abril a Novembro. As Oficinas são independentes, ou seja, não é necessário que o interessado participe de todas elas para o bom entendimento das músicas e obras propostas durante o ano todo. As aulas propõem que as obras estudadas comecem e terminem no período apresentado.

Todas as atividades acontecerão no Conservatório Musical Rogério Koury, com início às 15h00 e finalização às 17h00.

Para frequentar o Curso de Degustação Musical não se faz necessário o domínio de conhecimentos musicais prévios. Mesmo assim, trabalhamos de maneira a conseguir um bom aprofundamento seguindo duas linhas didáticas complementares:

 

- Partindo da obra musical escolhida, para recuperar sua origem, contexto histórico, processo composicional, forma e estrutura;

- Partindo dos materiais e estruturas musicais em sua forma bruta, para encontrá-los e reconhecê-los manifestados nas obras escolhidas.

 

As aulas são ilustradas com gravações especialmente escolhidas e DVDs previamente selecionados. O Conservatório Rogério Koury conta com uma sala muito bem equipada.

 

Convidamos a todos para desvendarmos juntos alguns segredos da música de concerto.

 

LOCAL: Conservatório Rogério Koury

Endereço: Rua Pernambuco, 154 - Centro - Sorocaba SP

Telefone: (15) 3221-1516

 

 

SÉRGIO MOLINA

 

É professor e idealizador das Palestras de Degustação Musical (apreciação musical). Doutor em música pela ECA-USP (Prêmio Teses USP-2015), é coordenador da pós-graduação em “Canção Popular” na FASM e professor de composição no I.C.G./UEPA (Belém). Tem diversas premiações em concursos de composição e festivais de canção com destaque para o 1º lugar no concurso nacional para a composição do Hino da Justiça Federal (2002). Com o projeto "Sem Pensar Nem Pensar" (prêmio ProAc/CD-2009 e prêmio ProAc/Circulação-2011) realizou mais de 50 espetáculos no Brasil. Dentre as estreias internacionais destacam-se "O Percurso das Almas Cansadas" para quarteto de violões (Quaternaglia) e orquestra de cordas (Texas/2005); o "Quinteto para um Outro Tempo" (2007-Round Top) e "Poema Ruim" (Tóquio–2008). Em 2015 sua "Canção sem fim (para sons sem palavras)" foi gravada pelo Quaternaglia e estreada em Austin/EUA. Entre 2011 e 2012 atuou como um dos organizadores do projeto e da publicação "A Música na Escola". Em janeiro de 2016 estreou o projeto autoral “Música de Montagem” de canções populares contemporâneas.

©2008-2017 mdainternational.com.br - Todos os direitos reservados